PT EN

Porto Musical 2017, 18 a 21 de fevereiro

Em breve, anunciaremos o cronograma para apresentação de propostas de showcases e conferências. Aguardem!

PORTO MUSICAL 2015 APRESENTA AVALIAÇÃO POSITIVA DE NEGÓCIOS GERADOS

Ao final da sétima edição do Porto Musical, que ocorreu na última semana no Recife, foram gerados potencialmente mais de R$ 860.000,00 em negócios. O número extraído pelo Sebrae em parceria com a Up to Date avaliou preliminarmente o grau de satisfação e as possibilidade geradas com a Rodada de Negócios proporcionada pela Convenção.

Em dois dias, 30 empresas âncoras receberam 116 representantes de outras empresas, chamadas flutuantes, para possibilitar conversas diretas na apresentação de produtos e serviços na área musical. Ao todo foram 499 encontros promovidos pelo Porto Musical com um percentual de satisfação de 94,10% de Ótimo/Bom em pesquisa realizada com os participantes. Com relação à possibilidade de futuros negócios entre as empresas âncoras e flutuantes, o percentual foi de 94,30%.

Esta edição do Porto Musical consolida a Rodada de Negócios como uma de suas etapas mais importantes em sua programação que ainda contempla showcases, conferências e workshops. A maior prova disso é que dentre os entrevistados, 100% deles afirmaram querer participar das próximas edições do evento.

Balanço

O Porto Musical teve início no dia 04 de fevereiro com o workshop introdutório "Música Tocando Negócios", que reuniu mais de 120 pessoas no Teatro Hermilo Borba Filho, dentre produtores da cidade e participantes inscritos de outras partes do país e do mundo. No mesmo dia, foi inaugurada a Feira Porto Exibe na Torre Malakoff apresentando stands com 25 expositores nas áreas de moda, música, literatura e gastronomia.

Mais de 40 profissionais de outros países foram convidados para as conferências, mesas redondas e rodadas de negócios que aconteceram no Teatro Apolo e no Teatro Hermilo Borba Filho, com a participação de uma média de 200 pessoas por evento.

Durante a programação do Porto Musical, foram realizado 21 showcases, sendo 3 durante o período da tarde no Paço do Frevo e mais 18 à noite na Praça do Arsenal da Marinha, reunindo em média 2 mil pessoas por show.

Apresentado pelo BNDES, com patrocínio da Prefeitura do Recife, apoio do SEBRAE, BM&A – Brasil Música e Artes, em parceria com a Apex-Brasil, Brasil Music Exchange (BME), apoio institucional do Paço do Frevo, Porto Novo Recife e Skol Musica, a realização do Porto Musical foi assinada pela Fina Produção e Astronave Iniciativas Culturais em cooperação com a WOMEX (uma das maiores convenções de música do mundo) e Porto Digital (reconhecida organização social com mais de 100 empresas incubadas no Bairro do Recife).

O total de participantes brasileiros inscritos foi de em torno de 500, sendo 25% oriundos do estado de Pernambuco, onde se realiza o Porto Musical. Sendo realizado de forma bienal, o Porto Musical retornará em 2017 na semana pré-carnavalesca no Recife atraindo mais profissionais, artistas e produtores de diversas partes do mundo.

Realização
Fina Produção e Astro Nave

Depoimentos

  • "Porto Musical, uma experiência maravilhosa para todos... Este ano, vim participar do Porto Musical, na sempre encantadora Recife... Só de estar aqui nesta cidade tão múltipla e culta, já é um privilégio, ainda mais nas vésperas do carnaval! Fiz uma palestra muito reveladora com o querido Marcus Preto, no Teatro Apolo, e pude também conferir a programação, incluindo um meeting com Emicida e o genial Evandro Fióti, muito bom mesmo! Genial! Parabéns aos organizadores, pelas múltiplas oportunidades e muito obrigado, de coração, ao Rico de OQuadro, ao nosso amigo Amadeu Alves, das As Ganhadeiras de Itapuã, e ao Gabriel Martini "Frejat" pelas contribuições valiosíssimas para o Coaxo do Sapo, um sonho que se torna realidade a cada dia mais....
    Ver isto acontecer, como a palestra dos ingleses do Bass Culture Clash em que o Coaxo já aparece como parceiro e coligado, me soou como um sonho.
    Thanks, Jody Gillet, Crispin Parry (from British Undergourd) e Monique Badaró , representando "International Affairs" da Secult Ba, pela oportunidade de estarmos semeando não só o futuro, mas vivendo um presente.
    Also thanks to the guys of the group Jus Now, a very pleasant friendship that´s forever! Valeu, Porto Musical!"

    Guilherme Arantes, Cantor - São Paulo/Brasil
  • "Pra quem não acredita em encontros, feiras e atividades do pensamento da música, fechei shows pro Camarones Orquestra Guitarrística, comprei uns 10 shows para atividades do Centro Cultural DoSol e ainda acertei com um patrocinador durante o Porto Musical. Ficar em casa esperando cair do céu é que não dá certo. Fato."

    Anderson Foca, Produtor - Natal/Brasil
  • "Arrumando a mala e nada cabe mais. Não me cabe a vontade de ser igual, de me relacionar igual e muito menos de enxergar o futuro igual. Porto Musical me trouxe novos amigos e novos encontros, que me exigem novos rumos. Alma corajosa exige mudança e isso nunca me foi problema. Viver em risco por se aceitar, viver em risco por arriscar. Meu mundo, minha meta, minha vida."

    Marta Carvalho, Produtora - Brasilia/Brasil
  • "Ouvimos falar que o Porto Musical era uma ótima vitrine para promover a nossa música no exterior, especialmente na América Latina. Tocamos pela primeira vez no Brasil dentro do evento e isso foi muito importante para nós. Além dos profissionais que estavam lá, estávamos muito curiosos para ver a reação do público brasileiro."

    Lucho Carrillo - Vocalista do Cumbia All Stars - Peru
  • "Completando 10 anos em 2015, o Porto Musical conseguiu permanecer um dos principais eventos para se pensar música no Brasil a partir de três importantes eixos: importação, exportação e novas tecnologias. Isso torna o Porto, também, um terreno fértil para se fazer contatos, conhecer gente importante e, seja lá o que você faça no mundo da música, ter mais circulação de seu trabalho".

    Bruno Nogueira - Professor de Jornalismo da UFPE - Recife/Brasil
  • "Eventos como o Porto Musical são fundamentais para acelerar o crescimento da exportação da música brasileira e internacional e para promover a troca cultural. O contato pessoal de produtores internacionais com artistas locais proporcionado por eventos desse tipo é único e de valor inestimável. A oportunidade de estar imerso no contexto cultural dos artistas e o tempo que os produtores passam no local permitem a criação de relacionamentos sólidos e de longo prazo. Além disso, há grande troca entre os próprios produtores resultando muitas vezes em novas ideias para festivais, parcerias e projetos. Uma vez ouvi a frase: “O negócio é resultado das relações humanas” (Mário Lúcio de Sousa, Ministro da Cultura de Cabo Verde). Não há melhor definição para o poder desses eventos".

    Paula Abreu - City Parks Foundation - NY/USA
  • "Experiencia incrível poder participar desse do Porto Musical. Fizemos muitos contatos durante a semana, reencontramos amigos de todos os cantos, fomos a workshops, conferencias, vimos showzaços, e para encerrar nos apresentamos na Praça Arsenal para o nosso maior público em Recife, foi muito lindo.
    Aprendi muito e me senti honrado fazer parte disso! Sem dúvida o maior público e melhor show que já podemos fazer em Recife. Parabéns a todos os envolvidos no evento e obrigado a todos que compareceram e vibraram conosco no último sábado."

    Julio Andrade - Guitarrista da The Baggios - Aracaju/Brasil
  • "Tem a troca de informação, experiência e conhecimentos sobre o estado da criação musical e mesmo sobre as tendências do mercado, negócios, oportunidades, etc. A formação e ampliação de contatos e redes. Encontros como o Porto Musical favorecem realmente processos de formação e estimula a experimentação artística, a fusão e a inovação"

    Monique Badaró - Coordenadora do Bahia Music Export - Salvador/Brasil
  • "Nunca fui tão bem recebido em uma feira de música como dessa vez no Porto Musical. Nem sei como descrever a quantidade de oportunidades e aprendizado que trouxe na bagagem depois de ter passado esses 4 dias imerso no Bussiness da nossa música. Demorou mais chegou nossa vez, não ficarei mais nenhuma edição longe do Porto. Fiz excelentes contatos, reencontrei amigos, compartilhei e absorvi muito conhecimento. Cada show, cada palestra, cada detalhe cuidado com eximio pela equipe da Fina Produções. Pude ficar pertinho acompanhando as meninas na maior concentração/correria para que nenhum show atrasasse, q o som fosse no mínimo PERFEITO. Parece bobagem, mas o mais importante que é a qualidade musical em diversos eventos de música sempre são deixados de lado ou da-se pouca atenção, o q é desrespeitoso...No Porto esse tipo de coisa não acontesse, por essas e por outras q eu agradeço Perola Braz, Melina Hickson e toda equipe da Fina Produções.
    Vocês deram show e além de fazer um evento impecável, ainda nos inspiraram mais ainda. Sem Palavras ou melhor uma só palavra: - Obrigado!"

    Evandro Fióti - Produtor do Laboratório Fantasma - São Paulo/Brasil