12 01

Porto Musical: o melhor lugar para encontros e negócios no setor da música

Porto Musical: o melhor lugar para encontros e negócios no setor da música

Apresentada pelo BNDES, o Porto Musical, o mais importante encontro voltado para os profissionais da música no Brasil, chega à sua sétima edição na cidade do Recife, em Pernambuco, entre os dias 4 e 7 de fevereiro de 2015. Com seminários, rodada de negócios, conferências, mesas redondas e showcases, a convenção reúne cerca de 600 pessoas do Brasil e outros países interessadas nas novas discussões e tendências do mercado, além de um grande número de convidados internacionais, entre representantes de selos, gravadoras, e programadores de importantes festivais, a exemplo do Glastonbury (Inglaterra), Roskilde (Dinamarca), Central Park Summer Stage (EUA), Garden Festival (Croácia), Ulsan World Music (Coreia do Sul) e Full Folk Festival (Equador).

As atividades do Porto Musical ocorrem no Bairro do Recife, área onde se encontra o Porto do Recife e o maior parque de tecnologia do Brasil, o Porto Digital. Além da Praça do Arsenal, onde acontecem os showcases abertos ao público, o Centro Cultural Teatro Apolo-Hermilo será palco das conferências e workshops. No Paço do Frevo, espaço de memória para o gênero considerado patrimônio mundial, ocorrerão pela primeira vez no Porto Musical os daycases - showcases do artista Hugo Linns e dos grupos Carlos Malta Duo e Saracotia. Já na Torre Malakoff, também parte do mesmo complexo arquitetônico do Bairro do Recife, a Feira Porto Exibe, em parceria com o SEBRAE, apresentará stands de produtoras, coletivos culturais, publicações e profissionais do setor de Economia Criativa divididos nos segmentos de artes visuais, moda, design, gastronomia e principalmente, a música. A Feira é aberta à circulação do público em geral e funcionará durante os dias do evento, das 16h às 22h.

Sempre com foco no intercâmbio e na distribuição musical, estão vindo para esta edição os seguintes palestrantes e convidados: Octavio Arbelaez (Circulart - Colômbia), Jody Gillett e David McLoughlin (Brasil Music Exchange), Peter Hvalkof (Roskilde Festival - Dinamarca), Corinne Serrès (Mad Minute Music - França), Paula Abreu (Summer Stage Festival - EUA), Francois Pachet (Sony - França), Maria Carrascal (Agita Cultura - Argentina), Ivis Flies (Full Folk Festival - Equador), Fernando de Sousa (Fundação Casa da Música - Portugal) e Crispin Parry (British Underground - Inglaterra), entre outros.

A programação do Porto Musical se inicia com o workshop gratuito "Música tocando os negócios" voltado a profissionais que estão dando seus primeiros passos na área. Ministrado por Leonardo Salazar (autor do livro e site Música Ltda.), o workshop ocorre no Teatro Hermilo Borba Filho no dia 04 de fevereiro às 14h visando preparar também os interessados para tirarem melhor proveito da Rodada de Negócios e das Conferências nos dias seguintes.

Relatos – O Porto Musical também vai proporcionar novos momentos de interação entre produtores e artistas com duas conferências especiais, sendo uma com o rapper Emicida e outro com o cantor Guilherme Arantes. A experiência da sustentabilidade na carreira artística do artista Emicida, viabilizada pelo projeto Laboratório Fantasma, em parceria do seu irmão e produtor, Evandro Fióti, será tema da conferência que ocorre no dia 07 de fevereiro às 17h no Teatro Apolo.

Um dia antes, quem também conta um pouco de sua experiência adquirida ao longo de quase 40 anos de carreira é o músico Guilherme Arantes, num bate-papo com o renomado jornalista e crítico musical Marcus Preto, trazendo na bagagem esta entrevista que foi sendo formatada ao longo do último ano no Projeto Pensar, onde abordou outros artistas brasileiros. O encontro de Marcus Preto com Guilherme Arantes acontece no dia 06 de fevereiro às 16h também no Teatro Apolo.

Workshops - Nesta edição, o Portomidia também abrigará parte da programação do Porto Musical com uma vivência especial de Francois Pachet, Diretor do Laboratório de Ciência da Computação da Sony na França, entre os dias 05 e 07 de fevereiro, a partir das 14h. Nomeado como “Capturando o Estilo dos Músicos Brasileiros: Sessões e Experimentos”, Pachet irá gravar e tocar com instrumentistas nacionais em jam sessions e takes em que vai apreender técnicas e mostrar possibilidades tecnológicas com seu material.

Os demais workshops da Convenção abordam a distribuição digital da música com a inclusão dos lançamentos nas principais plataformas digitais ao redor do mundo e ainda as melhores formas de promover a música brasileira no exterior com dicas e segredos para realizar turnês nos Estados Unidos e Europa.

Showcases - Entre as principais novidades deste ano, o aumento na quantidade de showcases é um dos destaques, que passa de 14 para 22, em relação a última edição. Neste ano, além das apresentações que ocorrem à noite em palco armado na Praça do Arsenal, também haverá showcases gratuitos durante o dia no Paço do Frevo, sendo chamados de DayCases às 13h.

Do Coco do Sertão Nordestino à Cumbia Peruana, passando por diversas tendências da Música Eletrônica e dos ritmos do Pará, o Porto Musical selecionou as seguintes atrações para esta edição: Juliano Holanda (PE), Félix Robatto (PA), DJ Dolores (PE), Hugo Linns (PE), Saulo Duarte e a Unidade (PA), Sistema Criolina (DF), Mungo's Hi Fi (Escócia), Carlos Malta Duo (RJ), Marcelo Jeneci (SP), Radiola Serra Alta (PE), Samba de Coco Irmãs Lopes (PE), Cumbia All Stars (Peru), Lira (PE), Analog Africa (Alemanha), O Terno (SP), The Baggios (SE), Ska Maria Pastora (PE), Anelis Assumpção (SP), Mestre Vieira (PA), Saracotia (PE), El Hijo de La Cumbia (Argentina) e Jus Now (UK).

As apresentações ocorrem durante todo o período do Porto Musical, do dia 04 até o dia 07 de fevereiro. Estes showcases tanto são uma grande vitrine para os produtores e convidados internacionais como ainda reúnem um grande público ávido por novidades musicais. Os horários das apresentações podem ser conferidas através do site www.portomusical.com.br.

Inscrições – Os interessados em participar do Porto Musical têm até o dia 30 de janeiro para efetuar sua inscrição online pelo valor de R$ 180,00. Após esta data e até o final do evento, as inscrições são realizadas presencialmente no Teatro Apolo a partir do dia 02 de fevereiro pelo valor de R$ 220,00, dando direito ao participante ingressar nas conferências, workshops e das rodadas de negócios tendo a oportunidade de apresentar seu produto diretamente a convidados e produtores internacionais.

Histórico - Ao longo das suas seis edições, o Porto Musical ofereceu cerca de 170 conferências, com quase 250 convidados e 80 shows de artistas contemporâneos. Mais de 4.000 profissionais já participaram das conferências e encontros do Porto Musical e mais de 50 mil pessoas assistiram seus shows.

Tomando como exemplo os grupos integrantes da programação da sexta edição do Porto Musical, a banda pernambucana Bongar foi atração convidada da edição 2014 da Womex, maior feira de música do mundo. Inclusive, fez show na AME no Cabo Verde e durante o evento fechou contrato com um agente para representá-los fora do Brasil, importante passo para desenvolver uma carreira internacional. Felipe Cordeiro e a Bixiga 70, também atrações de 2013, entraram na programação do Roskilde Festival após suas apresentações no Porto Musical. São resultados de ações da Convenção para estimular a criação de redes de profissionais, trocar conhecimentos, fazer contatos e gerar negócios.

Apresentado pelo BNDES, com patrocínio da Prefeitura do Recife, apoio do SEBRAE, BM&A – Brasil Música e Artes, em parceria com a Apex-Brasil, Brasil Music Exchange (BME), apoio institucional do Paço do Frevo e Porto Novo Recife, a realização do Porto Musical é assinada pela Fina Produção e Astronave Iniciativas Culturais em cooperação com a WOMEX (uma das maiores convenções de música do mundo) e Porto Digital (reconhecida organização social com mais de 100 empresas incubadas no Bairro do Recife).

Desde 2003, a associação BM&A – Brasil Música e Artes, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), vem realizando o projeto de exportação de música. A partir de 2010 ganhou novo formato e passou a ser chamado de Brasil Music Exchange (BME). Desde a sua criação, tem como objetivo conectar empresas brasileiras que trabalham com a música como centro de seus negócios com empresas internacionais, estimulando a exportação, assim como faz ao apoiar o Porto Musical.

PROGRAMAÇÃO

* QUARTA - 04/02

TEATRO APOLO
10h30 às 18h00 - INSCRIÇÃO E CREDENCIAMENTO

TEATRO HERMILO BORBA FILHO
14h00 às 18h00 - WORKSHOP - "Música tocando os negócios" (Com Leonardo Salazar)*
1ª parte - Carreira musical, talento e gestão
2ª parte - Pitch: venda sua música, não a sua alma
*Este workshop possui acesso gratuito para não-inscritos

TORRE MALAKOFF
16h00 às 22h00 - FEIRA PORTO EXIBE
19h00 às 20h00 - ABERTURA OFICIAL

PRAÇA DO ARSENAL
20h00 às 20h40 - SHOWCASE - JULIANO HOLANDA (PE)
21h00 às 21h40 - SHOWCASE - FELIX ROBATTO (PA)
21h50 às 22h30 - SHOWCASE - DJ DOLORES (PE)


* QUINTA - 05/02

TEATRO APOLO
10h30 às 12h30 - MESA REDONDA - "Economia Criativa e as novas possibilidades de mercado para a música" (Com Octavio Arbelaez, Chico Saboya e Luciane Gorgulho)
14h00 às 15h00 - CONFERÊNCIA - "A música em céu de brigadeiro - A expansão do Soundcloud e do streaming de audio pelo mundo"
15h30 às 16h30 - CONFERÊNCIA - "O perfil do trabalho da música no Brasil" (Com Karina Poli)
17h00 às 18h00 - CONFERÊNCIA - "Capturando o Estilo dos Músicos Brasileiros" (Com François Pachet)

TEATRO HERMILO BORBA FILHO
10h30 às 12h30 - WORKSHOP - "Como promover sua música fora do Brasil" (Com Jody Gillett e David McLoughlin)
14h00 às 16h00 - WORKSHOP - "Dicas e segredos para realizar turnês na Europa e nos EUA"
(Com Corinne Serres e Paula Abreu)

PORTOMIDIA
14h00 às 17h00 - FRANCOIS PACHET EXPERIMENTS - "Capturando o Estilo dos Músicos Brasileiros: Sessões e Experimentos"

PAÇO DO FREVO
13h00 às 13h40 - DAYCASE - HUGO LINNS (PE)
18h00 às 19h00 - VISITA GUIADA AO PAÇO DO FREVO

TORRE MALAKOFF
16h00 às 22h00 - FEIRA PORTO EXIBE

PRAÇA DO ARSENAL
20h00 às 20h40 - SHOWCASE - SAULO DUARTE E A UNIDADE (PA)
21h00 às 21h40 - SHOWCASE - SISTEMA CRIOLINA (DF)
22h00 às 22h40 - SHOWCASE - MUNGOS HI FI (Escócia)
23h00 às 23h40 - SHOWCASE - MARCELO JENECI (SP)
00h00 às 00h40 - SHOWCASE - RADIOLA SERRA ALTA (PE)


* SEXTA - 06/02

TEATRO APOLO
10h30 às 12h30 - MESA REDONDA - "Circulação na América Latina - Um mercado em descobrimento"
(Com Octavio Arbelaez, Antônio Gutierrez, Maria Carrascal, Ivis Flies, Henrique Rubin e Flávio de Abreu)
14h00 às 15h00 - CONFERÊNCIA - "Oportunidades para o mercado Lusófono" (Com Fernando de Sousa)
16h00 às 18h00 - ENTREVISTA - “As Histórias por Trás das Canções” - Marcus Preto entrevista Guilherme Arantes

TEATRO HERMILO BORBA FILHO
10h30 às 12h30 - WORKSHOP - "Distribuição Digital — Como planejar seu lançamento nas principais plataformas redes sociais e imprensa" (Com Márcio Cruz)
14h00 às 18h00 - RODADA DE NEGOCIOS

PORTOMIDIA
14h00 às 17h00 - FRANCOIS PACHET EXPERIMENTS - "Capturando o Estilo dos Músicos Brasileiros: Sessões e Experimentos"

PAÇO DO FREVO
13h00 às 13h40 - DAYCASE - CARLOS MALTA DUO (RJ)

TORRE MALAKOFF
16h00 às 22h00 - FEIRA PORTO EXIBE

PRAÇA DO ARSENAL
20h00 às 20h40 - SHOWCASE - SAMBA DE COCO IRMÃS LOPES (PE)
21h00 às 21h40 - SHOWCASE - MESTRE VIEIRA (PA)
22h00 às 22h40 - SHOWCASE - CUMBIA ALL STARS (Peru)
23h00 às 23h40 - SHOWCASE - LIRA (PE)
00h00 às 00h40 - SHOWCASE - ANALOG AFRICA (Alemanha)


* SÁBADO - 07/02

TEATRO APOLO
10h30 às 12h30 - MESA REDONDA - "Música de Guerrilha: Como o artista sobrevive nas trincheiras das novas mídias" (Com Alexandre Matias, Gustavo Bittencourt, Bruno Cosentino e Raul Luna )
14h00 às 15h00 - CONFERÊNCIA - "Estudo de Caso Brasil/UK Colaboração Criativa: Bass Culture Clash - Uma troca transatlântica" (Com Jody Gillett, Crispin Parry e Monique Badaró)
15h30 às 16h30 - CONFERÊNCIA - "O Impacto da Música Tropical vintage na Cena Musical Mundial" (Com Samy Ben Redjeb e Dení Shain)
17h00 às 18h00 - CONFERÊNCIA - "A experiência do Laboratório Fantasma" (Com Emicida e Evandro Fióti)

TEATRO HERMILO BORBA FILHO
10h30 às 18h00 - RODADA DE NEGOCIOS

PORTOMIDIA
14h00 às 17h00 - FRANCOIS PACHET EXPERIMENTS - "Capturando o Estilo dos Músicos Brasileiros: Sessões e Experimentos"

PAÇO DO FREVO
13h00 às 13h40 - DAYCASE - SARACOTIA (PE)

TORRE MALAKOFF
16h00 às 22h00 - FEIRA PORTO EXIBE

PRAÇA DO ARSENAL
20h00 às 20h40 - SHOWCASE - O TERNO (SP)
21h00 às 21h40 - SHOWCASE - THE BAGGIOS (SE)
22h00 às 22h40 - SHOWCASE - SKA MARIA PASTORA (PE)
23h00 às 23h40 - SHOWCASE - ANELIS ASSUMPÇÃO (SP)
00h00 às 00h40 - SHOWCASE - EL HIJO DE LA CUMBIA (Argentina)

DOWNTOWN PIER (MARCO ZERO)
FESTA DE ENCERRAMENTO
01h00 - JUS NOW (Inglaterra)


BNDES apresenta:
PORTO MUSICAL 2015 | 4 a 7 de fevereiro de 2015 | Bairro do Recife | PE
Patrocínio: Prefeitura do Recife
Apoio: SEBRAE, Brasil Music Exchange, BMA e Apex Brasil
Apoio Institucional: Paço do Frevo e Porto Novo Recife
Cooperação: Porto Digital e Womex
Realização: Fina Produção e Astronave Iniciativas Culturais
Mais informações: www.portomusical.com.br